Até o momento, temos 10.592 vias cadastradas em 1.847 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.903 vias Tradicional Clássica, 4.858 vias Esportiva, 659 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 19 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 120 metros
Descrição: Seridó é a região onde se encontra a Serra da Rajada. O nome “Central do Seridó” foi dado à via devido ao posicionamento da serra na região, tendo uma vista linda e bem central, onde é possível ter um visual bem aéreo com contemplação de cordilheiras e cidades. A trilha de acesso à escalada é a mesma de acesso ao cume, porém, após um mirante, há uma bifurcação para a direita, já próximo da pedra, de onde é possível em uns 10 metros acessar a base da via. Ela inicia em um lance bem fácil de segundo grau e a primeira proteção está a cerca de 8 metros da base. As proteções da via são chapeletas Pingo com paradas duplas. A P1 fica antes de um veio de cristal branco que é possível avistar de longe na rocha. A segunda enfiada é muito bonita e passa por este veio até chegar mais à frente na P2. A terceira enfiada passa entre duas macambiras que estão encravadas na rocha para dar a sua direção. Após a passagem, segue um pouco para a direita para chegar à P3. A quarta enfiada possui uma saída em diagonal para a direita, com um visual sensacional. Após o lance da passagem da primeira proteção, a via segue reto para o cume. Já no cume, é possível descer por trilha. A via é na face leste e uma boa pedida é escalá-la à tarde, com possibilidade de contemplar um lindo por do sol no cume (e não esquecer da lanterna pra volta).
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários